Translate

Crer - 1º passo.

Quando nos deparamos com a história de Adão e Eva na Bíblia, não damos tanta importância como deveríamos. Alguns judeus de hoje até acredita que seja apenas uma metáfora. E alguns cristãos nem acha como uma história real, ou mesmo tenha alguma lição para a nossa vida de hoje. Mas sendo  metáfora ou não, o  que essa história tem a nos dizer? Uma serpente em um paraíso fala com uma mulher. Parece até fábula para criança dormir. Os antigos diferentemente de nós dava uma importância crucial a essa potencial fábula. Acreditavam até que era realidade. Acreditava-se que seres celestiais, como anjos, poderiam entrar em animais e falar com seres humanos, o mais interessante de todos era a história de Balaão em Números 22: 23 ao 24.
 
Da mesma forma, um anjo fala com a mulher, só que neste momento não era uma mensagem de Deus. 
  
1 ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
3 Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
4 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
6 E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Gêneses 3:1 ao 6.

No versículo quatro e cinco a serpente diz que não morrerá. O que acontece neste momento?A serpente coloca em dúvida as palavras de Deus. Vai morrer ou não se comer da Arvore? A serpente diz que não. Mas Deus diz que sim.  Quem fala a verdade nesta história toda? essa dúvida crucial, remete a temas muito significativos nos tempos de hoje. Em quem confiar?
 
A partir dai, a mulher come e dá ao seu marido da arvore. Trazendo a humanidade um grande mal; a Morte. A humanidade perde a oportunidade de ser como Deus tendo a vida eterna. O castigo do homem é a dificuldade para buscar o sustento, o da mulher, as dores do parto, e o da serpente rastejar.
 
Qual é então o pecado original segundo essa história? Muitos dizem: Malicia? rebeldia? desobediência?
 
Todas as alternativas podem ser verdadeiras, mas o  crucial no pecado de Eva foi: "Não confiar em Deus." Este é o grande mal da humanidade. Se vocês pararem para pensar, toda a produção de conhecimento hoje é para provar a não existência de Deus. Muitos dizem que a humanidade não precisa de Deus. A ciência, grande aliada do mundo, na soluções de vários problemas da humanidade não aceita os ensinamentos bíblico. É o mesmo pecado que a humanidade comete desde o princípio. Não confiar em Deus.
 
Conclusão: comer da arvore do conhecimento do bem e do mal. (gêneses 2-16 e 17), é simplesmente não confiar em Deus. Buscar o conhecimento somente por si mesmo. Isso leva a morte. Não a morte simples, que vemos hoje. Mas a morte espiritual.
 
Mas quando Cristo morreu na cruz e ressuscitou ele deixou uma mensagem de Salvação:
 
Mateus: 28 . 18 a 20.
 
18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

Marcos: 16:14 a 16

14 Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados à mesa, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado.
15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.


Então Crer em Deus, não é somente saber que ele existe. Mas entender que ele é o criador e que tem uma propósito a humanidade. Qual é o pecado original, e que impede o homem de se aproximar de Deus? É não confiar  nele. Quando confiamos em Deus atendemos a sua voz. Crê somente, e haverá uma transformação na vida de quem crer. Mas como confiar em Deus com as coisas que há no mundo? Violências, enganos, mentiras, crises... Por que? porque a humanidade até agora não crê no amor de Deus. Com isso não o busca, e não o entende. Por isso Deus os entregou, ou simplesmente deixou, o homem seguir o seu caminho.
 
Romanos 1:21 a 25
 
21 Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
23 E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
24 Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
25 Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
 
 
 Mas ainda há uma esperança, se simplesmente crermos em Deus, e procurar ouvir sua voz.
 
Quando cremos em alguém não o questionamos, e aceitamos o que nos propõem. Por que sabemos que suas propostas são fies, e verdadeiras. 
 
Em João 6 -23 a 29 diz.
 
27 Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.
28 Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus?
29 Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.

 
Qual é então a mensagem de Jesus para que possamos Crer?
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário