Translate

quarta-feira, 13 de março de 2013

O Cristão Autêntico


O Cristão Autêntico


 

Um colega meu, foi aos Estados Unidos, se surpreendeu com um fato interessante. Ao ir a uma loja comprar algumas roupas. Ele indaga ao balconista qual era a marca da calça que ele comprará. O Balconista então de forma simples e clara pergunta, qual é a marca que ele mais gosta. Sem entender o que ele perguntava disse que sempre gostou da marca LEVIS. O balconista com traços orientais pediu a sua calça, que no mesmo momento pegou um pedaço de couro com a marca LEVIS. E costurou em seguida na calça, dizendo. Agora o senhor tem uma calça Levis. Ele ficou assustado me dizendo que tinha comprado uma calça pirata e na cara dura, nos Estados Unidos.

 

Imagine só você quer comprar Coca-cola, e o balconista do bar retira o Rótulo da Embalagem de um refrigerante qualquer e coloca o da Coca. É estranho, assustador!

 

O que acontece hoje em dia, na vida espiritual é que muitos que professam a vida Cristã, não parecem nem um pouco com o que a bíblia diz que é  um cidadão do Reino. Tem o rótulo de Cristão, mas sua vida não condiz nenhum pouco com uma vida  que um Cristão deveria agir.

 

Interessante ainda é quando Paulo em 2Cor. 2:114 a 17  diz que somos o perfume de Cristo.

 

14  E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.

15 Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.

16 Para este certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiros de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo?

17 Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus.

 

Quando ele fala que os Cristãos é o perfume de Cristo, o que significa?

Significa que quando uma pessoa vê um Cristão autêntico, ele não tem dúvida, de que aquele é um Cristão. O perfume aqui, diz que o verdadeiro Cristão tem algumas características que são inconfundíveis. Mas o versículo 17 é muito interessante. Ele nos ensina que eles não são como muitos, falsificadores da palavra de Deus.

 

Antes falamos de Cristo com sinceridade. Dando um traço, interessante do Cristão autêntico, que é falar com sinceridade de Cristo, como Deus, na presença de Deus. Ou seja, se queremos ser Cristãos autênticos; devemos ser como Cristo em pessoa.

 

 

 

Em 2 Cor. 3. 17 e 18 diz

 

17 Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.

18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

 

 

O que é ser um Cristão Autêntico?

 

Ser um Cristão Autêntico é refletir como espelho a glória do Senhor. Estamos falando aqui de grande transformação de vida.

 

Paulo continua no capítulo 4, e vemos novamente a no vers. 2 a palavra falsidade.

 

1  POR isso, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos;

2 Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.

3  Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto.


4  Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

5  Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o SENHOR; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.

 

Mostrando-nos outro traço do Cristão autêntico. Rejeitar as coisas que vergonhosas se ocultam. O Cristão autêntico não anda com astúcia e nem com falsidade.

 

No último versículo do capítulo 4 ele mostra outro traço do Cristão Autentico, que é a fé.

 

18 Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.

 

Já no capítulo 5 ele, o traço de um Cristão autêntico é mostrado por meio de uma garantia. No vers. 5 diz penhor do Espírito. A Marca que garante a Autenticidade do Cristão é o Espírito Santo que nele habita. NO vers. 7 é claro que o Cristão autêntico não vive por aparência. E sim por meio da fé. O Verdadeiro Cristão ver. 8 quer deixar o corpo, esse desejo é bem visível. Por que é como sentisse saudades de Deus.  No ver. 6 ele diz que o senhor ausente. Mas tendo o penhor no espírito ele espera.

 

 

5  Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito.

6  Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor

7  (Porque andamos por fé, e não por vista).

8  Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.

 

 

No capítulo 6 Paulo fecha simplesmente mostrando o que é ser um Cristão autêntico. De diversas formas, para os coríntios não se enganarem, e mostrarem  ao mundo o que é fazer a vontade de Deus.

 

3  Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado;

4  Antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo; na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias,

5  Nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns,

6  Na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido,

7  Na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, à direita e à esquerda,

8  Por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama; como enganadores, e sendo verdadeiros;

9  Como desconhecidos, mas sendo bem conhecidos; como morrendo, e eis que vivemos; como castigados, e não mortos;

10  Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo.

 

O versículo 4 é o resumo, do que é ser um Cristão autêntico. Um pessoa recomendável em tudo.

 

Resumindo! O que é ser um Cristão autêntico?

 

Um ser humano, primeiramente onde habita o Espírito de Deus, e em segundo uma pessoa que seja recomendável a tudo.

 

Será que somos Cristãos Recomendáveis para tudo? Refletimos a Luz de Cristo em nossa vida? As pessoas percebem o perfume de Cristo em nós? Ou simplesmente. Somos o perfume da morte para muitos? Hoje em dia o que vemos ai a fora. Somente os Cristãos piratas. Dizem que professam a fé Cristã, mas não percebemos a Luz de Cristo em suas vidas. Só sobra para essas pessoas o que esta escrita em Mateus 7: 20 a 23.

 

20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.