Translate

sexta-feira, 29 de março de 2013

O que é o pecado?


 

  

Antes de respondermos essa pergunta aparentemente fácil, é necessário entendermos, o porquê Deus repugna tanto o pecado, entender a lógica do pecado, nos levará rapidamente a seu significado.

 

O pecado entrou no mundo quando Eva, mulher de Adão, logo no término da criação do mundo, se deixa seduzir por uma serpente que com astúcia a enganou em Gêneses 3.1-6 1 ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

 

Neste caso aqui, o que é o pecado. É comer o Fruto ou não aceitar o conselho de Deus? Esta é a lógica do pecado, Deus nos aconselha, a fazer algo, porque suas consequências são trágicas, mas não o aceitamos o seu conselho, mesmo sabendo das consequências. Faltou de Eva, duas coisas importantes neste episodia da História humana: primeiro ela não confiou em Deus, pois a serpente faz com que ela tenha dúvida sobre as intenções de Deus. Segundo, Ela foi rebelde a Deus. Por que mesmo que você não confie Existe uma recomendação a ser respeitada. Ela como qualquer jovem não a respeitou. Foi rebelde. O que isso implica. Na morte espiritual da Jovem. Falta de confiança e rebeldia, não é isto que vivemos hoje no mundo? Não aceitar o conselho do que é bom?  O fruto em si não gera muito debate, por que o fruto era o conhecimento do bem e do mal. É típico do jovem ser curioso. Mas até que ponto devemos ser curiosos? Ao ponto de perdemos a nossa alma?

 

Se a história de Adão e Eva pode ser uma metáfora para hoje podemos, reportar quando uma mãe recomenda ao filho. Não vá por esse caminho, por que lá é perigoso. Ou, não dirija o carro tão rápido, porque pode causar um acidente. Até então são recomendações de uma mãe que ama o filho. Ela pode até dizer ao filho cuidado, e mostrar todas as consequências se não seguirem o conselho dela. Mas depende do filho se vai seguir ou não o conselho. Esta é a lógica do pecado;  Os conselhos existem, mas segui-los depende completamente de nós, Existe também a ideia de quem dá o conselho. Pode ser Deus ou o Diabo. Será quem dá o conselho? É de confiança? Quais são os atributos desses que dão os conselhos.

 

O que é o pecado? Segundo 1º João 3:4 – Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade. A palavra chave desse versículo é iniquidade, no original grego é ανομια (anomia) que significa ilegalidade. Praticar o que é ilegal. Toda a lei é dada, como conselho ao povo. Por que existem as leis, senão para que possamos viver bem em sociedade? Enquanto paro no farol vermelho estou dando o direito de ir e vir para outro individuo, que ao parar no farol vermelho dá o direito a outro individuo e cada qual tem sua vez, e podemos viver bem em sociedade. Se não há lei, existe um caos. Quando somos rebeldes a Deus somos loucos, por que sem sobra de dúvidas as leis do senhor são excelentes leis. Mas não achamos que elas são boas e cometemos a ilegalidade, ou melhor, cometemos o pecado. Se não pararmos no sinal vermelho, podemos cometer um acidente grave.

 

Segundo o conselho de Deus, para Adão e Eva em Gêneses 2.16, 17 – E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Qual é a consequência para Adão se não obedecer a Deus? A Morte!

 

Esse, meus amigos leitores, é o grande problema do pecado, ela leva o ser humano a morte. O fato de Deus, repugnar o pecado é que ele leva o ser humano a uma morte espiritual. Deus é como um pai que tenta aconselhar o filho para não fazer tal coisa, porque isso pode ser fatal. Acredito meus amigos, que um grande exemplo disso é as drogas hoje em dia. Falamos e até imploramos para os jovens, para que não, ou mesmo que não experimente as Drogas, mas sua curiosidade é tão grande que ele, desobedece ao seu pai, quando ele percebe as cosequência de seu vício, é tarde de mais. Vemos por causa das drogas, famílias se desfazendo, vidas sendo ceifadas. As consequências dos pecados são muito sutis no começo, mas com consequência muito piores do que se imagina em  uma vida na terra, são consequências espirituais, por tanto, consequências eternas.

 

Outro exemplo é a corrupção que hoje, se fala muito dos políticos. Uma verba destinada a um hospital público, que é desviada, não acarreta em nada, às vezes ninguém nem percebe. Mas as consequências são demasiadamente duras, quando alguém morre, por falta de remédio, ou por falta de um ambiente adequado no hospital, causado porque as verbas destinadas não chegaram ou foi mal geridas, isso leva as pessoas a ficarem indignadas com a corrupção. O pecado é assim, no começo ninguém percebe as consequências, às vezes as pessoas vivem uma vida sem perceber o mal espiritual que o pecado causou a sua vida. E a consequência uma morte espiritual.

 

Paulo ao escrever uma carta aos romanos explicando como é a justiça de Deus. Ele reporta uma realidade em Romanos 3.22 – 24.  Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.  Não há  diferença, todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus.

 

Que situação horrível para o homem, se todos pecaram, todos estão mortos espiritualmente, mas, existe ainda uma esperança. Somos justificados gratuitamente pela Graça de Deus.

 

Outro trecho é romanos 6.23. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. É maravilhoso dizer, o salário pela rebeldia é A morte espiritual. Mas ainda temos uma chance. O dom gratuito de Deus é a vida eterna.

 

Ainda podemos nos livrar das consequências do pecado em nossa vida. Basta buscarmos a Deus, por intermédio de Jesus Cristo que morrer na Cruz para pagar os nossos pecados. Crer em Deus, confiar na voz que diz vem. Arrepender dos pecados. Por que sem o desapego as coisas do passado acabaremos voltando ao pecado. Invocar o nome a Jesus, confessando o seu pecado, e aceitando o Batismo para remissão dos pecados, sendo fiel até a morte, poderemos então ser salvos deste julgamento de Deus.

 

Por que sofre as consequências físicas e espirituais do pecado? Por que ser escravos de um mal como esse. Procure uma igreja de Cristo o mais rápido possível e receba a graça de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário